Gin: como surgiu a bebida do momento
Descubra a origem da bebida que une o clássico com harmonizações especiais
Para quem ama tomar aquela bebidinha após aquele dia de trabalho agitado, ou simplesmente apreciar uma bebida leve e aromática, o Gin é a opção certa e tem ganhado o coração dos amantes de drinks.
A produção do Gin é muito similar ao da vodka, porém à base de cereais como trigo, cevada e milho que são fermentados para chegar num mosto de baixo teor alcoólico. Sua destilação chega ao líquido neutro e com alta graduação de álcool (90%).
Versátil, o Gin possibilita a criação de diversos drinks com sabores diferenciados. Para entender melhor seu sucesso, temos que mergulhar na história de como surgiu o Gin e como foi desenvolvido.
Origem do Gin
Nos meados do século XVII (aproximadamente 1650), na Holanda, o médico e professor Francisco de la Boie (conhecido como Sylvius) pesquisava um remédio que amenizasse problemas renais. Ele misturou zimbro ao destilado de cereais, e esse remédio diurético mais tarde ficou conhecido como Gin.
O que o doutor e professor de la Boie não imaginava era que o remédio caísse nas graças de quem não estava doente.
Saboroso, barato e leve, o “remédio” agradou muito e se tornou um “bom amigo” dos soldados ingleses que lutaram durante as batalhas na Guerra dos 30 anos na Europa. Quando os combatentes voltaram para casa, levavam consigo o “santo remédio” que espantava o frio em meio às trincheiras.
Mas, foi na Inglaterra que o poderoso aromático destilado fez fama e história. Devido a criação do alambique contínuo de Coffey, o Gin passou a ser produzido em larga escala e se tornou mais barato que a cerveja.
O nome Gin originou-se da junção de variantes do nome de zimbro, que em holandês é genever, genievre em francês e ginepro em italiano. Hoje, a região da Toscana, na Itália, é a principal produtora de zimbro.
O Segredo do Sucesso atual: Sofisticação
O Gin voltou com força total devido a diversidade de combinações que oferece ao apreciador, além de criar várias harmonizações. E devido ao teor alcoólico baixo, o Gin evita ressacas agressivas como outras bebidas.
Na década de 80, o gin teve grande sucesso, porém com a chegada dos anos 90 e 2000, o público aderiu bebidas prontas, o que levou ao destilado aromático cair no ostracismo.
Porém, por volta de 2007, alguns chefs de cozinha europeus renomados relataram que, após longas jornadas de trabalho, eles se refrescavam nos dias quentes com grandes taças de gin tônica com gelo. Muitos deles desenvolveram a forma perfeita de saborear e criaram receitas de drink rápidos o suficiente para o gin se tornar um sucesso!
Assim como encontrar uma boa cerveja e uma boa taça de vinho especial, preparar um bom drink com Gin se tornou uma experiência empolgante e muito personalizada.
É imprescindível preparar seu drink numa taça de gin, assim como encontrar a harmonização adequada, seja com tônica ou demais especiarias. Isso porque, o material da taça influencia na temperatura do drink. O vidro mantém a temperatura da bebida e não passa o calor das mãos para o líquido, mantendo assim o drink gelado.
Quer aprender a preparar o Gin Tônica clássico? Veja o vídeo da nossa série O Drink Perfeito:
Para aproveitar melhor seus drinks especiais de gin, que tal conferir a Taça de Gin Nadir Figueiredo e garantir sua bebida geladinha por mais tempo! Nos acompanhe também pelo nosso Instagram: @nadirfigueiredo e @copoamericano.